sábado, 28 de novembro de 2009

Os primeiros passos do Fotojornalismo


O caráter comercial da fotografia foi conquistado na década de 40 do século 19 com as ilustrações fotográficas. E logo é notada a possibilidade de sua utilização como material jornalístico, pela sua função testemunhal. As imagens eram reproduções feitas a partir de fotografias e é na Europa que as ilustrações tomam corpo e chamam a atenção do público. Os eventos públicos passam a ser ilustrados, como o tratado de paz entre a França e a China, em 1843, e em 1846 ocorre a primeira cobertura de guerra (com o uso do daguerreótipo), no conflito entre americanos e mexicanos, primeiro grande tema para o fotojornalismo.
Os primeiros anos de experiência do fotojornalismo, no final do século 19, foram fundamentais para a constituição desta profissão e o reconhecimento de sua importância; a concepção de autoria de imagens, permitindo ensaios e documentários fotográficos, desenvolvimento da atuação destes profissionais como freelancer, a perda da privacidade com as "fotos-flagrantes", a consciência do momento certo para fotografar, por conta das dificuldades que ainda havia no manejo dos equipamentos e a percepção da fotografia como jornalismo.
Apesar do atraso de mais de vinte anos em relação ao aparecimento das imagens técnicas nas revistas, com a ebulição cultural na Alemanha, em 1920, é que as imagens ganhariam força e funcionariam como representação dos acontecimentos. Ou seja, apresentariam relação entre a palavra e a imagem, possibilitando a construção narrativa dos fatos.

Texto retirado do site Estado de São Paulo – SANTANA , Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário